segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BOCA DO CEU 32

BOCA DO CÉU,INFORMATIVO POÍTICO/CULTURAL



Ano IX/Jul/Ago/Set/2009

UIBAÍ E AS OPOSIÇÕES.


Uibaí, desde sua emancipação há 48 anos, sempre conviveu com a oposição. Acredito que nem o primeiro prefeito teve unanimidade, e isso é bom, pois nem toda unanimidade representa o melhor. Na maioria das eleições houve mais de um candidato. Um da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) outro do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Partidos não ideológicos, já que os com viés ideológico estavam na ilegalidade, a exemplo do PC do B, PCB, PSB. Com o fim do bipartidarismo e a “abertura política”, no início da década de 1980 surge o Partido dos Trabalhadores. Com uma proposta mais ideológica, voltada para ideais socialistas, foi defendido na maioria dos municípios onde viria a ser fundado, por estudantes, parte da igreja católica e trabalhadores rurais. Em nossa cidade essa oposição cresceu, fez representantes na Câmara municipal, mas só nas eleições do ano 2000, conseguiria disputar com chances potenciais de vitória. Foi “derrotada” nas duas primeiras eleições, 2000 e 2004, só chegando à vitória em 2008.

Hoje, com menos de um ano de mandato já se vê em nosso município, pelo menos duas linhas de oposição ao atual governo: “uma primeira”, como era de se esperar, composta pelos derrotados no último pleito. Apresentam como alternativa política para o município as mesmas propostas e os mesmos candidatos que “governaram” durante as últimas três décadas, propostas e candidatos que o povo já conhece e acredito que não quer tê-los novamente no comando de nossa cidade.

A “segunda linha opositora” é completamente diferente das que existiram tradicionalmente em nosso município, por ter em sua grande maioria cidadãos que contribuíram para a eleição da atual administração, que sabiam da dificuldade de agasalhar sob o mesmo “guarda chuva” o elo de alianças feitas para chegar ao poder. Alianças difíceis de serem digeridas por todos que trabalharam desde o início da primeira campanha.

Essa “segunda linha opositora” não tem, no momento, organização suficiente para fazer uma oposição ideológica baseada em princípios socialistas, como sempre procuraram fazer e que seria o ideal. Assim, ou luta unida para tentar construir, com o que tem uma Uibaí mais justa, sem corrupção, sem nepotismo, sem fisiologismo, ou entrega no próximo pleito a administração aos que sempre defenderam essas práticas. Não pode ficar simplesmente na crítica, sem avaliar o que há de diferente entre essa administração e as anteriores. Quais foram os avanços e os retrocessos desse primeiro ano de governo.

Porque não propor um seminário, encontro ou reunião para discutir esse primeiro ano de governo? Fez-se isso para construir, pode-se fazer o mesmo para avaliar.

Não podemos esquecer que essa “oposição” trabalhou para eleger essa atual administração, e como cidadãos, são também responsáveis pelos destinos de nosso município. Sabemos da existência de muitos problemas: administrativos, financeiros, políticos etc. poderíamos discutir esses problemas na perspectiva de contribuir para construção de uma administração, que possa vir a ser um diferencial nessa primeira década do século XXI. Um sonho de todos nós.

Rui Oliveira Machado

CONCURSO PÚBLICO

Uibaí já vai para o seu segundo concurso público no período de dois mandatos. O primeiro na administração do Prefeito Raul, e o segundo, agora na gestão de Pedro Rocha. Não sei como estão sendo elaborados esses concursos, quais as empresas, ou seja, os trâmites burocráticos, as empresas, etc., O importante é que essa prática democrática, apesar dos problemas, está presente em nosso município. Precisa, sim, ser melhor acompanhada e fiscalizada, para que todos concorram no mesmo patamar.

Com o concurso, chegam também, avanços como a organização dos trabalhadores do serviço público em sindicatos, já que esses não estão mais expostos aos desmandos de políticos interesseiros que fazem da administração pública cabide de empregos para seus apadrinhados. Uibaí já fundou o seu. Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Uibaí (não sei se o nome e esse), e com a aprovação na Câmara Federal da Convenção 151, que dá direito aos trabalhadores do setor público à Negociação Coletiva, faltando o Senado aprovar, acredito que o projeto principal, nesse momento, e o fortalecimento do Sindicato, através da organização dos trabalhadores.

Os baixos salários, as péssimas condições de trabalho, o assédio moral, sexual, etc., são práticas constantes dentro do serviço público, principalmente nos pequenos municípios. Esse é o momento que o movimento sindical precisa tomar pé dessas questões e atuar de forma coletiva. Isso exige organização, conscientização, mobilização para cobrar junto ao Executivo municipal os direitos de seus representados. Não devemos esquecer que patrão é patrão em qualquer lugar, e um dos papeis do patrão é “administrar recursos”. Para administrar são definidas as prioridades, e os trabalhadores, infelizmente não são prioridades para nenhum patrão. A partir de agora, quem representa os trabalhadores públicos municipais de Uibaí é o seu Sindicato, ele está aí para construir junto com os trabalhadores uma nova política de relacionamento com o Poder Executivo. Não uma política do “tomo lá dá cá”, mas uma política baseada na discussão do orçamento municipal, na perspectiva de chegar à elaboração de um Plano de Cargos e Carreira para o conjunto de trabalhadores do nosso município. Acredito que esta seja um dos principais desafios para os trabalhadores do serviço público de nossa cidade. Um novo tempo está surgindo em Uibaí. Precisamos estar preparados. Vida longa a esse Combativo Sindicato.

Rui Oliveira Machado

Nenhum comentário: