segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BOCA DO CEU 35



Ano X - Abr/Mai/junb/2010

FICHA LIMPA

Com a aprovação do projeto Ficha Limpa, existe uma grande chance de se ter uma renovação considerável na política nacional. É bom deixar claro que a maioria dos parlamentares das duas casas, usou de diversos artifícios para que o mesmo fosse engavetado, não conseguindo, por força da pressão popular, partiram para a transformação do mesmo em mais um arremedo. Mesmo assim valeu a pena lutar e mostrar que o povo brasileiro, mesmo segundo pesquisas, satisfeito com o atual governo, não está passivo e se preciso vai à luta.

Como é de nosso conhecimento, a maioria dos municípios brasileiros são administrados por políticos que estão em sua grande maioria enrolados com processos junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), ou no TCU (Tribunal de Contas da União), fato que inviabiliza as suas candidaturas. Nos estados o mesmo também acontece. Caso o projeto passe, a partir dessas eleições, já teremos figuras históricas com problemas para se lançarem candidatos, a exemplo do Sr. Paulo Salim Maluf, Jader Barbalho, Joaquim Roriz para citar apenas alguns. No município de Uibaí, como na maioria dos mais de quatrocentos existentes só na Bahia pode-se ficar até sem candidatos, pois os prefeitos e vereadores que por lá passaram, são como diz o ditado popular: pombos sujos, todos com processos pendentes em algum tribunal.

O projeto está para ser sancionado pelo Presidente Lula que não deve vacilar em aplicar a canetada, já que o projeto é de origem popular e teve 1.600.000 (um milhão e seiscentas mil assinaturas), e mais alguns milhões virtuais, assim vetar o projeto seria um tiro no pé, ou melhor, na candidatura de Dilma. Assim, mesmo que muitos pré-candidatos a cargos proporcionais da base de sustentação do governo fiquem prejudicados, o foco e não atrapalhar a sua, já dita como certa sucessão. É esperar e torcer para que esse projeto, mesmo não sendo ainda o que queremos, seja sancionado.

Rui Oliveira Machado.

TEOLOGIA MORAL DA MANGA

O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta. Começo de um novo ano... Novas perspectivas...E como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?

Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo: "- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido? "E aí o representante rural, nosso querido "Mazaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:

" - O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!"

Tentei entender a teoria... Fez-se um silêncio e ele continuou: “- O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? "Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga... E Aí ele continuou:

" - Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se preocupar com o filho. Se for filho tem pai...

Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar...

Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola...

E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples...

Quem tem coração assim, louva a Deus. Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz... Não reclama da vida em fila do banco... "

Daí fez-se um silêncio...

(((Rubem Alves)))

"Simplicidade é a sofisticação máxima." (Leonardo da Vinci).

Nenhum comentário: