segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BOCA DO CEU 34

BOCA DO CÉU,INFORMATIVO POÍTICO/CULTURAL



Ano X/Jan/Fev/Mar/2010

E O VOTO?

Estamos em mais um ano de eleições. Eleições em nível nacional que envolve os seguintes cargos: Presidente, Governadores, Senadores, Deputados: federal e estadual. Há algum tempo atrás estaria defendendo o voto em candidatos honestos e éticos, de preferência pertencentes a partidos que tivessem em seus programas a luta pela implantação de um sistema de governo com ideais Socialistas. Ainda defendo o Socialismo como forma de governo e candidatos honestos e éticos, acredito, também, que, em alguns partidos, com certa dificuldade, é claro, ainda se encontra parlamentares que defendam esses ideais.

Infelizmente esses partidos, para chegarem ao poder, fizeram coligações com o que existe de mais reacionário dentro do que chamamos política partidária. Misturaram-se tanto que hoje, não temos nenhum que defenda essa forma de governo. Apesar de ainda manterem seus programas com linha socialista, apenas para manter o falso discurso.

Assim, o voto que ainda continua sendo uma das mais importantes armas que dispomos, deve ser usado de forma correta, principalmente em uma sociedade capitalista,

onde as diferenças sociais são enormes, e os interesses são ainda maiores. Como não temos partidos ideológicos, que trabalhe por uma sociedade mais justa, temos que a cada eleição tentar encontrar candidatos que pelo menos tenham alguma coisa em comum com nossas idéias: que pensem em construir um mundo melhor, com menores diferenças. Sabemos que na atual conjuntura é difícil encontrar cidadãos dentro de algum partido político preocupado com isso, mas não custa procurar, se não encontrarmos temos outras formas de exercer nosso direito de voto. O voto nulo, o voto em branco, e até não comparecer perante a urna. São maneiras de exercer a “democracia”, se o voto é apenas uma das mais importantes armas que temos, precisamos urgentemente procurar trabalhar mais as outras armas que possuímos. Fiscalizar o judiciário, o executivo, o legislativo de nosso município, do estado, do país, denunciando as irregularidades, fiscalizar, participar e contribuir nas decisões que envolva educação, saúde, planejamento social, execução de obras, propondo, colaborando, tentando evitar falcatruas, desmandos, corrupção, etc, são armas que nos dão possibilidades de exercer o direito de cidadão e contribuir para um mundo melhor. Rui Oliveira Machado

MÊS DAS MULHERES

Comemorou-se no último dia 08 de março o Dia Internacional da Mulher, na verdade dia de mulher é todo dia, já que as companheiras trabalham de sol a sol, no campo, na cidade, dentro e fora de casa, e ainda por cima com direitos em sua grande maioria negados.

Felizmente com a luta dessas grandes guerreiras as coisas estão mudando, já temos diversas Delegacias Especializadas em Violência contra a Mulher, temos, em qualquer área, mulheres trabalhando de igual para igual com os homens e em muitos casos superando-os, mas, em uma sociedade machista, como é a nossa, ainda falta muito para pelo menos amenizar o sofrimento dessas valorosas companheiras. Quando avançamos no campo das oportunidades na educação, no trabalho, na igualdade dos direitos, avançamos desordenadamente na violência, na discriminação, no assedio, na falta de respeito, na independência sexual e muitas outras maldades que são praticadas a todo instante. *Notícias sobre violência contra a mulher rotineiramente são apresentadas nos veículos de informação. Segundo dados estatísticos, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. O despertar para o combate à violência contra a mulher ainda se encontra muito discreto, tanto pelo medo da exposição como pela limitação em reconhecer que a violência não é caracterizada só por tapas e porradas.

Nesse mês onde se comemora o Dia Internacional das mulheres, nós homens, precisamos fazer uma autocrítica, parar e pensar como está nosso relacionamento com as companheiras: estaremos sendo machistas, discriminadores, violentos, traidores, etc, etc, etc, etc,...? Como podemos contribuir para mudar esse quadro? Quem sabe assim poderemos trabalhar juntos para a construção de uma sociedade mais justa, onde não seja preciso estabelecer um dia para lembrar que devemos respeitar nossas companheiras.

Rui Oliveira Machado.

* release da peça “AMANHECEU” Espetáculo solo de Juliana Bebé..

RICOcartuns

Nenhum comentário: