segunda-feira, 19 de março de 2007

BOCA DO CEU 12

Ano IV Agosto - edição extra -eleições/2004

ESTÁ CHEGANDO A HORA!

O dia três de outubro está próximo. A maioria dos eleitores já escolheu seus candidatos, mas, existe ainda um grande número que não o fez e que se classifica de duas maneiras: 1ª- são eleitores que acreditam que qualquer um que for eleito “ta de bom tamanho” já que o mesmo não mudará em nada suas vidas. 2ª- são eleitores que estão indecisos, principalmente em relação aos candidatos a prefeito: Pedro Rocha e Raul Machado.
Com relação aos da primeira classificação, proponho que leiam o texto que vai mais adiante, O ANALFABETO POLÍTICO, de Bertold Brecht, que com certeza possibilitará uma melhor reflexão em cima do valor do voto em um processo eleitoral, principalmente em Uibaí.
Com relação aos da segunda classificação, uma análise superficial da atual administração de Uibaí daria para tirar da indecisão qualquer eleitor com o mínimo de tino político. Vejamos os candidatos:
Pedro Rocha, Engenheiro Sanitarista, candidato pela segunda vez em Uibaí, filiado ao Partido dosTrabalhadores, que compõe a Frente de Libertação e Reconstrução de Uibaí, coligação que envolve os partidos: PcdoB, PDT, PV e PMDB.
Raul Machado, Médico, candidato pela primeira vez em Uibaí, filiado ao PFL, em uma coligação que envolve os partidos: PP, PL e PTB.
O candidato da oposição, qualquer que fosse, nesse caso Pedro Rocha, iria trabalhar sua candidatura nas falhas da administração anterior, que não são poucas: sucateamento da educação, da saúde pública, da economia como um todo, abandono da sede do município e dos seus povoados, péssima aplicação dos recursos públicos, nepotismo, entre outras. Que são questões fundamentais para qualquer administração.
O candidato da situação, qualquer que fosse, nesse caso Raul Machado, a princípio deveria elogiar a atual administração. Mas, como fazer tal coisa olhando para Uibaí? Como falar bem de alguns indicadores de desenvolvimento, como por exemplo: educação, saúde, recursos públicos, transparência administrativa, etc. Isso complica a vida de qualquer candidato, pois esses temas que infelizmente não foram tratados como deveria, são a espinha dorsal de qualquer plano de governo. Por isso fique ligado. Os campos políticos estão bem definidos, só depende de você. Rui Oliveira Machado.

O ANALFABETO POLÍTICO
BertoldBrecht

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

ENFIM LEMBRARAM-SE DE MIM!

Andava preocupado com um dos colaboradores do Boca do Inferno. Esse “conterrâneo” fala coisas horríveis de algumas pessoas, que ele acredita não agirem “politicamente correto”. Não concordava com essa posição mas, não podia fazer nada, já que o mesmo nunca tinha escrito uma palavra a meu respeito. Porém, como tudo tem seu tempo, chegou minha vez. vamos então à última: na linha do chamado desespero raivoso, ou seja; o “conterrâneo” precisa achar alguém para derramar sua cólera, afinal, não precisa se preocupar, não assume o que escreve mesmo, se a coisa um dia apertar, os responsáveis serão os integrantes do Grupo Teatro e Vida organizadores do informativo. Assim, o caro conterrâneo, baseado em que observações eu não sei chama-me de fantoche, ventríloquo e sem personalidade. Gostaria de discutir esses adjetivos que o conterrâneo me intitula, para em cima de seus argumentos, se forem convincentes procurar me corrigir dos mesmos. Infelizmente não sei o nome do conterrâneo que por ter muita personalidade não assinou o que escreveu, e ainda por cima compromete alguns conterrâneos que quando adolescentes criaram o Grupo Teatro e Vida que muito contribuiu para a cultura de Uibaí. Apresente-se. A imprensa é livre de censura. Não tem porque se esconder. (A não ser que seja proibido assinar a seção infernal ou os editores lhe obrigue a não se identificar, coisa que particularmente não quero acreditar). Assim poderemos na discussão construir alguma coisa útil e real para nossa cidade e para o Brasil. Não tenha medo você vai conseguir, você é inteligente o bastante para não se esconda atras do anonimato que é a arma preferida dos covardes.
Rui Oliveira Machado

O PODER E OS SEUS ÓRFÃOS

Muito provavelmente a chapa da Frente de Libertação e Reconstrução de Uibaí, encabeçada por Pedro Rocha, vencerá as eleições municipais e aí, neste ponto, especificamente, entra o quadro da reestruturação das relações de poder no município. A eleição se aproxima e vai delineando um quadro bastante catastrófico para os beneficiários do poder.
O poder constituído, nas duas últimas gestões do prefeito Ubiraci Levi, foi utilizado da
forma mais inescrupulosa para enriquecimento pessoal e familiar e a possibilidade real e crescente de derrota no pleito eleitoral que se anuncia faz abrir a perspectiva da orfandade do poder.
Poder-se-ia inquirir __ “e agora, José? A festa acabou”, a fonte secou, o bezerro desmamou........”e agora, José?”
O poder escorre como a água que se tenta prender pelas-mãos/nas-mãos e não se quer deixar escapar, mas ele escorre. E este poder deixará muitos órfãos; como poderão viver os puxa-sacos de plantão, os beneficiários do nepotismo na prefeitura de Uibaí?
Os beneficiários do poder, tornar-se-ão órfãos do poder. Como viverão, agora, os “trabalhadores” que sempre estiveram à sombra do poder? Tornar-se-ão novos-puxa-sacos ou o dinheiro que receberam ilegalmente pelos PUXÕES fê-los ricos e não precisam mais puxar ou, então, começarão felizmente a trabalhar e serão, a partir de hoje em diante, trabalhadores e verão como é duro ganhar o pão de cada dia com o suor do rosto; contanto, eles nunca trabalharam e existe a possibilidade real de virem a passar fome; especializaram-se em não fazer nada e nada sabem fazer, exceto, cometer irregularidades e ilegalidades que o atual poder constituído acoberta e faz loas.
A perspectiva da orfandade em muitos já começa a causar duras reflexões e AGORA????????? E aGOrA??????? JOSÉ, E AGOra?????????????? A vaca azul fará muita falta para as famílias que vivem, poR enQuanto, e viveram, até agora e não mais, das benesses/facilidades do poder, ilegais como é de praxe da prática política de certo grupo político que bem se poderia categorizá-lo por horda.
O bem estar de uns poucos está ligado à “desgraça” da maioria do povo de Uibaí que vive sem acesso à educação, sem assistência estudantil, sem saúde, sem saneamento, sem infra-estrutura básica de estradas e logradouros, sem lazer... sem esportes... sem moradia... sem alimentação... com insegurança...!!!!!
Savigny Machado.

Nenhum comentário: