segunda-feira, 19 de março de 2007

BOCA DO CEU 17


Ano V Julho – Out/nov/dez/2005

“E AGORA JOSÉ”

Estamos chegando a mais um final de ano. Inicia-se o último ano de governo do Presidente Lula, e termina o primeiro do Prefeito Raul. O que esses dois governos tem em comum? Vejamos: os dois estão abarrotados de corruptos, o uso do dinheiro público para fins pessoais e eleitoreiros e fato nos dois. Existem pessoas honestas nos dois governos; sendo que em Uibaí o percentual é menor. Já o percentual de aproveitadores, proporcionalmente, Uibaí está na dianteira. As promessas feitas em campanha nos dois governos até o momento não foram cumpridas integralmente. No governo Lula não há mais tempo, a menos que venha o segundo mandato. No governo Raul ainda há tempo, vamos esperar... Em termos de avanços, apesar dos pesares e de mais tempo, o governo Lula avançou mais do que o governo Raul, que ainda não disse para que veio. E nós eleitores de Uibaí o que vamos fazer nesse ano eleitoral que se inicia? Em quem votar? Acredito que Lula ainda é o melhor candidato. E digo porque: apesar de poucos avanços, houve investimentos na área social, na educação e na saúde. Diminuiu a pobreza, aumentou o nível de emprego, o salário mínimo teve aumento real, etc. No geral o país melhorou e o Governo Lula é, de longe, o melhor governo que esse país já teve nesses mais de 20 anos de “democracia”, e a tendência e melhorar nesse próximo ano com a expansão da bolsa-família, com o reajuste real do salário mínimo, com a queda dos juros, e por aí vai. Já nas eleições proporcionais e majoritárias (deputados estaduais e federais, presidente governadores, senadores) não é justo condenar o Partido dos Trabalhadores com sua história de lutas, tendo como justificativa um grupo minoritário de malfeitores que sujaram a imagem do partido e que estão pagando pelos seus atos. Assim sendo, quero acreditar que o Partido dos Trabalhadores ainda é a melhor opção de voto na atual estrutura partidária. O quadro é complicado, as perspectivas não são as melhores, mas já passamos por momentos piores que este e penso que vamos conseguir virar essa página, e reconstruir espaços onde possamos discutir caminhos para chegarmos a uma sociedade mais justa e igualitária.
Rui Oliveira Machado

PROSTITUIÇÃO INFANTIL.

Todos sabem que o índice de prostituição infantil no Brasil, principalmente no Nordeste, é altíssimo, e dentre as cidades nordestinas que mais se destacam estão as cidades turísticas e litorâneas, como Salvador, Recife, Fortaleza, entre outras. As cidades de menor porte situadas no interior dos estados nordestinos estão, também, inseridas nos roteiros da prostituição, já que a fiscalização por parte dos responsáveis pelo combate a esse crime é menor. Quero destacar aqui o nosso município, a pequena cidade de Uibaí, onde esse crime a cada dia aumenta sem nenhuma preocupação por parte do poder público, e aponto aí não só o executivo municipal, como também o legislativo. No Estatuto da Criança e do Adolescente, para citar apenas dois artigos, diz que: Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Portanto, faz-se necessário a divulgação do ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente) com ênfase nesses artigos em bares, clubes, hotéis, etc., como também às autoridades que fazem a segurança civil e militar do município. Sugiro ao Poder Legislativo que elabore um Projeto de Lei com a finalidade de inserir no currículo das escolas municipais a educação sexual como disciplina obrigatória, só assim conseguiremos garantir uma melhor orientação e um futuro melhor para nossas crianças. Rui Oliveira Machado

O MENINO AZUL (para Pedro S. Machado)
Cecília Meireles

O menino quer um burrinho para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer o nome dos rios,
das montanhas,
das flores,— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho que
saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)

Nenhum comentário: