quinta-feira, 15 de março de 2007

BOCA DO CEU 6


Ano II-Out/nov/Dez/2002

ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE X ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM UIBAÍ
Quem esteve em Uibaí nas últimas eleições assistiu uma grande demonstração de democracia. O povo votando com carinho e com determinação, na esperança de um futuro melhor. Esse fato, acredito vai se repetir a cada eleição, pois o povo uibaiênce que em sua maioria sempre votou em pessoas comprometidas com questões básicas de uma comunidade, ou seja: saúde, educação, o bem estar dos seus conterrâneos etc., está cansado dessa corja de “políticos” que só pensam em “mamar nas tetas” do Município. No entanto existem algumas perguntas que a todo o momento vêem à tona: porque nas eleições municipais (prefeito e vereadores) as coisas não ocorrem dessa mesma maneira? Porque a cidade fica com tanta gente estranha à sua rotina? Porque não há o empenho violento de certos cabos eleitorais? A resposta e muito simples: os eleitores que participaram da última eleição em Uibaí são em sua maioria conhecidos, parentes uns dos outros, não se via pessoas estranhas à comunidade como acontece nas eleições municipais, onde a compra de votos de eleitores de outros municípios é uma realidade. Nas eleições para Presidente e Deputados a compra de votos não é interessante, pois o poder municipal não está em jogo, assim as eleições fluíram para o lado da mudança, como sempre desejou o povo uibaiênce.
Nas próximas eleições para prefeito e vereadores, e necessário um recadastramento eleitoral acompanhado por pessoas idôneas, e solicitado de preferência por parlamentares de âmbito estadual e federal que tenha respaldo dentro do nosso município, isto para dar mais transparência ao processo. Chegou a hora de mudar nosso município, e tirá-lo das mãos dessa falange de salafrários que vivem exclusivamente do uso do dinheiro público em benefício próprio.

UMBU

A União Municipal em Benefício de Uibaí. Organização não governamental fundada em Uibaí há algum tempo atrás está sumindo do vocabulário e do cotidiano do povo. Acredito que por conta das muitas atividades que nos últimos anos tem ocupado nossa gente, (eleições: municipal, estadual e federal), mas agora que as coisas se acalmaram e um novo horizonte se abre, devemos reativar essa grande arma que dispomos para contribuir com esse governo que se inicia e que acreditamos ser sério e preocupado com a melhoria de vida dos milhares de cidadãos excluídos desse país.
As Organizações Não Governamentais existente na maioria dos países democráticos, e são uma das mais importantes armas voltada para a fiscalização do que é público, como também na formulação de políticas direcionadas para as áreas sociais onde o poder público tem dificuldade de atuar.
Uibaí é uma cidade privilegiada, acredito que nessa região seja a única que possui uma ONG com respaldo da maioria de sua população, mas que, no entanto, suas ações, não estão sedo devidamente divulgadas.
Penso que não seja por falta de vontade, mas talvez por falta de um veículo que possa informar a população do município o que está sendo feito, como também mostrar qual a finalidade da Organização. Devido a essas preocupações, gostaria de propor aos atuais diretores da UMBU, a realização de um seminário, com a finalidade de debater as questões acima levantadas e colhermos propostas para uma atuação que venha envolver mais diretamente a comunidade mostrando, assim, a importância da instituição. Rui Oliveira Machado

Nenhum comentário: